SINOPSE
Para quais deuses sacrificamos nosso tempo, corpos e almas quando nos postamos diante dos seus altares modernos, as telas? Em busca de uma resposta, esta palestra apresenta conceitos de Antropologia do Consumo em diálogo com a Antropologia da Imagem, buscando destacar a íntima relação entre mito e cinema. A palestra ainda promove uma reflexão sobre iconofagia em tempos digitais.
OBJETIVOS
Apresentar os principais conceitos de antropologia do consumo e da imagem e sua relação com o cinema; introduzir os conceitos de iconofagia a partir da estrutura mítica do cinema.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais e estudantes Cinema, Comunicação, Educação, História, Sociologia, Antropologia, Artes, Cinema, Letras e demais interessados.
DURAÇÃO
3 horas.
CONTEÚDO:
1. Conceitos de mito e pós-vida do mito.
2. Introdução à Antropologia do Consumo, Antropologia da Imagem e iconofagia.
3. Arquetipologia do cinema.
4. Mitocrítica e os mitos relacionados ao cinema: mito da caverna, Narciso, Eco, Píramo e Tisbe, Eros e Psique, Afrodite, A Deusa Mídia.