Biografia acadêmica

Professor de graduação e pós-graduação desde 2002. Escritor, pesquisador de mitologia, consumo e imaginário. Professor do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mestrado e Doutorado – da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor do livro "Mito e filme publicitário: estruturas de significação" (2013, Eduel), finalista do Prêmio Jabuti 2014, na categoria Comunicação.

Trajetória Acadêmica

Formação e Experiência

Doutor em Estudos da Linguagem (UEL). Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (UNICAMP). Graduado em Jornalismo e Publicidade. Pesquisador de Antropologia do Consumo, Comportamento do Consumo, Mitologia e Neurociência do Consumo.

Professor Convidado

É professor convidado das seguintes especializações:

 

Comportamentos de Consumo

(Universidade Positivo, Curitiba, PR)

 

MBA em Marketing

(Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, PR)

 

Produção em TV e Cinema

(Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel, PR).

Projeto de Pesquisa

Desde 2014, desenvolve na UFPR o projeto de pesquisa Etnografias urbanas: mitos, consumo e narrativas contemporâneas. Com base nas implicações entre Antropologia, Comportamento e Comunicação, este projeto busca compreender as complexidades urbanas a partir do consumo, pois ele é o fio condutor da socialidade e confere organicidade às experiências urbanas ao manter vivos os mitos. O projeto põe em pauta um dos maiores desafios teóricos contemporâneos: o de entender o consumo princípio estruturante das relações dos humanos entre si, com a cultura, com a natureza e com seu próprio imaginário.

Grupo de Pesquisa

É líder do grupo de pesquisa ECCOS – Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade. O grupo reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para contribuir com investigações relacionadas às interfaces entre Comunicação, Consumo e Antropologia. A Antropologia do Consumo é o ponto de partida para a prismatização de rituais, narrativas, mitos, sistemas de classificação, pensamentos mágicos, ontologias e visões de mundo existentes na urbanidade direcionando para interpretação das conexões entre os humanos e os objetos, os grupos, a cidade, a natureza e o imaginário cultural.

Projeto de Extensão

A partir de 2017, passou a coordenar o SINAPSE – Laboratório de Mídia, Consumo e Cultura, projeto de extensão do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. O projeto consiste em assessorar a comunicação de pequenos e microempreendedores no desenvolvimento de identidade visual, comunicação digital e planejamento estratégico, além da produção de conteúdo experimental para diferentes mídias.

Ensino

Atua desde 2002 no ensino superior nas áreas de Administração, Educação, Letras e Comunicação.

Disciplinas Permanentes

Psicologia do Consumidor

Antropologia, Comunicação e Cultura

Produção Inovadora em Comunicação

Assessoria de Comunicação

Criação Publicitária

Disciplinas Optativas

Mito e Comunicação

Comunicação e Cultura Pop

Gastronomia e Comunicação

Comunicação e Neurociências

Disciplinas do Mestrado em Comunicação

Consumo Cultural e Midiático