Trajetória Acadêmica
Formação e Experiência
Doutor em Estudos da Linguagem (UEL). Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (UNICAMP). Graduado em Jornalismo e Publicidade. Pesquisador de Antropologia do Consumo, Comportamento do Consumo, Mitologia e Neurociência do Consumo.
Professor Convidado
É professor convidado das seguintes especializações:
Comportamentos de Consumo
(Universidade Positivo, Curitiba, PR)
MBA em Marketing
(Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, PR)
Produção em TV e Cinema
(Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel, PR).
Projeto de Pesquisa
Desde 2014, desenvolve na UFPR o projeto de pesquisa Etnografias urbanas: mitos, consumo e narrativas contemporâneas. Com base nas implicações entre Antropologia, Comportamento e Comunicação, este projeto busca compreender as complexidades urbanas a partir do consumo, pois ele é o fio condutor da socialidade e confere organicidade às experiências urbanas ao manter vivos os mitos. O projeto põe em pauta um dos maiores desafios teóricos contemporâneos: o de entender o consumo princípio estruturante das relações dos humanos entre si, com a cultura, com a natureza e com seu próprio imaginário.
Grupo de Pesquisa
É líder do grupo de pesquisa ECCOS – Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade. O grupo reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para contribuir com investigações relacionadas às interfaces entre Comunicação, Consumo e Antropologia. A Antropologia do Consumo é o ponto de partida para a prismatização de rituais, narrativas, mitos, sistemas de classificação, pensamentos mágicos, ontologias e visões de mundo existentes na urbanidade direcionando para interpretação das conexões entre os humanos e os objetos, os grupos, a cidade, a natureza e o imaginário cultural.
Projeto de Extensão
A partir de 2017, passou a coordenar o SINAPSE – Laboratório de Mídia, Consumo e Cultura, projeto de extensão do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. O projeto consiste em assessorar a comunicação de pequenos e microempreendedores no desenvolvimento de identidade visual, comunicação digital e planejamento estratégico, além da produção de conteúdo experimental para diferentes mídias.
Ensino
Atua desde 2002 no ensino superior nas áreas de Administração, Educação, Letras e Comunicação.
Disciplinas Permanentes
Psicologia do Consumidor
Antropologia, Comunicação e Cultura
Produção Inovadora em Comunicação
Assessoria de Comunicação
Criação Publicitária
Disciplinas Optativas
Mito e Comunicação
Comunicação e Cultura Pop
Gastronomia e Comunicação
Comunicação e Neurociências
Disciplinas do Mestrado em Comunicação
Consumo Cultural e Midiático