SINOPSE: Assim como o Sapiens surgiu na África, podemos traçar um paralelo em relação às mitologias? Pensando nisso, pesquisei outra face de nosso imaginário arquetípico: além dos deuses gregos e romanos, os deuses africanos aportaram no Brasil compondo com a mitologia indígena outras nuances do nosso inconsciente coletivo nacional. Neste workshop você vai descobrir que os arquétipos, de fato, são universais, pois muitas características dos deuses europeus encontram paralelos na mitologia africana. A proposta é você conhecer uma mitologia muito importante para a composição da cultura brasileira que permite interpretar o universo mito-religioso brasileiro, em especial a Umbanda, religião que hoje representa a memória viva da cultura Banto, berço de grande parte do nosso imaginário.
OBJETIVOS: Apresentar os principais conceitos, deuses e arquétipos da mitologia africana; introduzir conceitos da cultura banto; destacar as relações entre mitologias africana e religiões de matriz afro-brasileira, especialmente a Umbanda.
PÚBLICO: Profissionais e estudantes História, Sociologia, Antropologia, Comunicação, Artes, Cinema, Letras, Teologia e demais interessados.
DURAÇÃO: 3 horas.
CONTEÚDO: 1. Origens ancestrais dos mitos e a mitologia africana. 2. Principais deuses e mitos africanos. 3. O cosmograma banto e seus conhecimentos. 4. Mitocrítica e a mitologia africana na mídia.